PUBLICAÇÕES

Psicoterapia e seus benefícios

04/10/2018

Psicoterapia e seus benefícios
A psicoterapia é extremamente importante e efetiva no tratamento de diversas questões emocionais que geram impacto na vida de um indivíduo, como alguns transtornos, tais como: depressão, ansiedade, bipolaridade... E também para questões relacionadas a dificuldades na esfera do trabalho, relacionamentos afetivos, problemas com a auto estima e auto imagem, perdas/lutos e diversas outras questões que afligem o ser humano e lhe causam prejuízo significativo em diversos contextos de sua vida.
O grande objetivo da psicoterapia e seu maior benefício, é, certamente, o autoconhecimento, pois através dele é possibilitado ao paciente que observe seus conteúdos internos com maior clareza, visando a melhoria de sua qualidade de vida e de suas relações.
Marque sua sessão e inicie um processo revelador!
Francine Biava
Psicóloga
CRP 12/16174

Melasma

MELASMA

Melasma é o nome dado aquelas manchas acastanhada irregulares que surgem na pele, acometendo as áreas foto expostas, principalmente a face.Ocorre em ambos os sexos, com predomínio nas mulheres.
Dentre as causas sabe-se que a radiação ultravioleta e luz visível são fatores importantes, a ocorrência familiar sugere predisposição genética, assim como fatores hormonais femininos e um provável fator vascular.
Múltiplos tratamentos e procedimentos dermatológicos estão disponíveis para melhora desta condição.

- Importante salientar que, por ser uma doença crônica, o tratamento do melasma sempre prevê um conjunto de medidas para clarear, estabilizar e impedir que o pigmento volte.
Para avaliação entre em contato!

Dra Janaína Cunha
Dermatologista
CRM 17342
RQE 15114

Gengivite X Periodontite

GENGIVITE X PERIODONTITE

Manter todas as partes da região bucal limpas só gera benefícios ao sorriso e à saúde como um todo. A profilaxia faz isso com os dentes. O cirurgião dentista limpa todos os lados, retirando o acúmulo de placa para não dar espaço a nenhuma bactéria inimiga. Quando o paciente permanece tempo inadequado sem visitar o dentista e sem fazer a higienização correta em casa, ocorrem doenças periodontais que são agressivas aos dentes e maléficas ao paciente.
No início, temos a chamada Gengivite, onde ocorre uma inflamação pelo acúmulo de biofilme (proliferação bacteriana por acúmulo de alimento) não retirado. Os sinais e sintomas mais frequentes são: sangramento fácil, dor, inchaço, vermelhidão entre outros. Se não for tratada, a Gengivite evolui para Periodontite, onde esse acúmulo de biofilme mineraliza com o tempo, formando o tártaro. Aí então os danos são ainda maiores. Alguns sinais e sintomas são: perda óssea, mobilidade dental, odor fétido, até chegar à perda dentária.
Essa doença pode trazer complicações. Estudos mostram que as bactérias instaladas podem comprometer a circulação do sangue e o funcionamento do coração. Além disso, podem ocasionar, por exemplo, parto prematuro em mulheres grávidas. Por isso deve-se enfatizar a importância do pré-natal odontológico para total prevenção.
As formas de tratamento estão relacionadas em realizar uma ou mais sessões de profilaxia e raspagem nos dentes. Em alguns casos é necessário optar por cirurgia periodontal, quando as outras opções de tratamento não forem efetivas. Além do papel importante na higiene bucal de cada paciente em casa. A escovação deve ocorrer no mínimo, três vezes ao dia, juntamente com o uso do fio dental, hábito que é pouco utilizado pelos pacientes mesmo quando a orientação já é conhecida.
Mônica Gnoatto
Clínica Geral e Ortodontia
366/2017 CRO-SC

00/00/0000

O glaucoma é uma neuropatia ótica, ou seja, uma doença que causa atrofia do nervo ótico. Seu principal fator de risco é o aumento de pressão intraocular (Pio).
É mais frequente em pessoas acima de 35 anos de idade e tem predisposição genética, ou seja, frequentemente vários membros da mesma família são afetados.
Na grande maioria dos casos a doença é assintomática em sua fase inicial (não causa dor nem perda de acuidade visual), e se não diagnosticada e adequadamente tratada, pode levar a perda visual do campo periférico inicialmente, com evolução para baixa de visão central e mesmo cegueira posteriormente. Mas o glaucoma pode ser tratado e controlado.
Fazer o diagnóstico de forma precoce é fundamental para que a visão seja preservada.
O diagnóstico é realizado por uma série de exames, entre eles: tonometria (medida da pressão ocular), paquimetria ultrassônica, campimetria computadorizada, FDT Matrix, retinografia do nervo ótico e tomografia de coerência ótica do nervo ótico e fibras nervosas.

Dr Tarcio Faria
Médico Oftalmologista
CRM / SC 6378

Nutrição

04/07/2018

Escolhas quanto ao estilo de vida, incluindo atividades físicas e alimentação constroem a base para a saúde e o bem-estar.
A alimentação pode ser um dos maiores prazeres da vida. As pessoas comem por prazer e para obter energia e nutrientes. Apesar de muitos fatores genéticos, ambientais, comportamentais e culturais afetarem a saúde, a dieta é igualmente importante para promover a saúde e prevenir a doença (Fonte Krause Alimentos 13º edição).
Aprenda a entender seu corpo para ter uma rotina saudável!!!
Bioimpedância, consulta clínica e consulta convênios AGEMED e SOLUMEDI.
FERNANDA COUTINHO JARSCHEL
NUTRIÇÃO CLÍNICA E ESPORTIVA