Gengivite X Periodontite

GENGIVITE X PERIODONTITE

Manter todas as partes da região bucal limpas só gera benefícios ao sorriso e à saúde como um todo. A profilaxia faz isso com os dentes. O cirurgião dentista limpa todos os lados, retirando o acúmulo de placa para não dar espaço a nenhuma bactéria inimiga. Quando o paciente permanece tempo inadequado sem visitar o dentista e sem fazer a higienização correta em casa, ocorrem doenças periodontais que são agressivas aos dentes e maléficas ao paciente.
No início, temos a chamada Gengivite, onde ocorre uma inflamação pelo acúmulo de biofilme (proliferação bacteriana por acúmulo de alimento) não retirado. Os sinais e sintomas mais frequentes são: sangramento fácil, dor, inchaço, vermelhidão entre outros. Se não for tratada, a Gengivite evolui para Periodontite, onde esse acúmulo de biofilme mineraliza com o tempo, formando o tártaro. Aí então os danos são ainda maiores. Alguns sinais e sintomas são: perda óssea, mobilidade dental, odor fétido, até chegar à perda dentária.
Essa doença pode trazer complicações. Estudos mostram que as bactérias instaladas podem comprometer a circulação do sangue e o funcionamento do coração. Além disso, podem ocasionar, por exemplo, parto prematuro em mulheres grávidas. Por isso deve-se enfatizar a importância do pré-natal odontológico para total prevenção.
As formas de tratamento estão relacionadas em realizar uma ou mais sessões de profilaxia e raspagem nos dentes. Em alguns casos é necessário optar por cirurgia periodontal, quando as outras opções de tratamento não forem efetivas. Além do papel importante na higiene bucal de cada paciente em casa. A escovação deve ocorrer no mínimo, três vezes ao dia, juntamente com o uso do fio dental, hábito que é pouco utilizado pelos pacientes mesmo quando a orientação já é conhecida.
Mônica Gnoatto
Clínica Geral e Ortodontia